Monday, June 18, 2007

1º passo, auto-reconhecimento

dado este ser um tema sensível e apesar de ter deixado este post, em inglês, aqui durante umas horas depois fiquei a pensar e penso ser matéria demasiado sensível e propensa a polémicas por isso fica só em português. (até porque a maior parte dos meus colegas e amigos de trabalho sabem do meu blog e o post poderia criar-me problemas indesejados).

seja como for, eu que tanto falo bem deste país não posso fechar os olhos às coisas más que aqui acontecem e existem.



sendo eu um dos maiores críticos á falta de civismo de uma grande parte da população chinesa não poderia deixar passar em claro o novo "requelame" dos Jogos Olimpicos de Pequim 2008...


Não é minha intenção "magoar" os chineses ou a cultura chinesa...
Eu gosto imenso deste país...
Sou feliz aqui...
Estou grato a todos os chineses que me acolheram tão bem e ajudaram na minha integração...
não tenho qualquer razão de queixa dos chineses para comigo, e só tenho a falar bem...
mas...
não posso fechar os meus olhos a certo tipo de coisas...

esta spot publicitário penso que será o 1º passo para a china e os chineses aperceberem-se que de facto há uma grande falta de civismo...nada o que aparece no video é realidade e o normal é acontecer exactamente o contrário na china.
mas também sou da opinião que com o tempo e a "pressão" governamental este grande povo pode mudar e aprender regras e condutas básicas de civismo.


p.s. não posso dizer que o que vemos no video aconteça sempre em portugal e que todos os portugueses se comportem desta forma, o mesmo aplicando-se aos outros países. Mas que de facto há uma grande distância entre o "nosso" civismo e o dos chineses...isso existe!!!


Hail China!!!

by 潘伯霖

No comments: